top of page

>> VOCÊ QUER TER UMA VIDA SAUDÁVEL?

PUBERDADE PRECOCE

Ei! Você sabe o que é ‘Puberdade Precoce’?

Então, a Puberdade Precoce é geralmente definida com o aparecimento de mamas, pelos pubianos, nos meninos o aumento do volume testicular e do pênis e nas meninas a primeira menstruação (menarca). Mas atenção ao termo PRECOCE, ou seja... ANTES DO PERÍODO ESPERADO (Pela medicina)

Ela pode se manifestar pela influência de diversos fatores, internos e externos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, algumas substâncias conhecidas como desreguladores endócrinos podem alterar o funcionamento do sistema endócrino-hormonal.

A diminuição do contato com essas substâncias, PODEM diminuir as chances da puberdade precoce. Ou seja, isso não é garantia de certeza, que os pequenos não virão a desenvolver os sintomas.

Mas fique calmo, caso seu filho venha a desenvolver os sinais/sintomas e seja diagnosticado, ele ou ela poderá se beneficiar com o tratamento indicado pelo especialista. Quanto mais cedo as medidas forem adotadas maior a chance de sucesso no tratamento.

Ontem conversei um pouquinho sobre Puberdade Precoce para o podcast ‘ei! Endocrionlogia Inteligente’ com a Endocrinologista Dra. Bruna Tincani (@endocrinologiacampinas) e em breve esse episódio estará disponível em todas as plataformas digitais.




Dra. Fernanda Castro

Endocrinologista (RQE 39.762)





Sem-título-2.jpg
bottom of page