top of page

>> VOCÊ QUER TER UMA VIDA SAUDÁVEL?

OBESIDADE E COVID19

Muito tem se falado em relação a obesidade e IMC devido as complicações da Covid19. Algumas pessoas, infelizmente estão aterrorizando esse assunto e gerando mais medo do que informação.

Como saber se estou obeso? Então, a quantidade de gordura no corpo (tecido adiposo), e não o peso total, é o que define obesidade.

Em termos médicos, a obesidade é definida como um depósito de excesso de gordura, prejudicando a saúde. Geralmente dizemos que uma pessoa está obesa quando o IMC dela é de 30 ou mais. Mas, em alguns casos, precisamos realizar outros exames complementares como adipometria, densitometria ou bioimpedância.

E você pode calcular o seu IMC na segurança de casa.

Você pode ‘pegar’ o seu peso e dividir pela sua altura e depois dividir pela sua altura novamente.

A minha preocupação e de muitos profissionais de saúde com a obesidade, não é por estética... e sim, pelas consequências sérias que ela pode trazer para sua qualidade de vida e para sua saúde.

Se você observar bem, muitas das minhas postagens são alertando sobre os perigos da obesidade enquanto doença e como ela afeta a sua vida e pode agravar outras doenças, como diabetes tipo 2, pressão alta, apnéia do sono e até mesmo certos tipos de câncer, e em alguns casos chega a dificultar muito o tratamento e/ou a recuperação.

Hoje a ciência já conhece alguns fatores que influenciam diretamente nesse ganho de peso, mesmo podendo ser associados a inúmeras variáveis: genética, ambiente, fisiologia e estado emocional


Dra. Fernanda Castro

Endocrinologista (RQE 39.762)

 

Sem-título-2.jpg
bottom of page