top of page

>> VOCÊ QUER TER UMA VIDA SAUDÁVEL?

COMPORTAMENTO ALIMENTAR

É uma estratégia baseada em ciência.

Entendemos que o comportamento de nossa sociedade precisa mudar – e os nutricionistas tem um papel importante nisto. No entanto, para atuar com mudança de comportamento é preciso aprender com as ciências humanas (sociologia, antropologia, psicologia) e com a comunicação.

Atualmente os temas nutrição e alimentação estão em pauta de forma descontrolada, as informações estão mais acessíveis e a ciência está em constante construção.

Ainda assim, continua aquela visão limitada e errônea de “saudável” e “não saudável”, dos alimentos “bons e ruins” que “curam e matam”.


E muitas vezes o prazer em comer está associado à culpa.

A Nutrição Comportamental acredita que dessa forma não há promoção de saúde quanto menos atinge a consciência alimentar pois não trabalha o comportamento do indivíduo e dessa forma não torna as pessoas mais saudáveis - pelo contrário, os índices de doenças crônicas, transtornos alimentares e obesidade não param de aumentar.

NUTRIÇÃO COMPORTAMENTAL se desenvolve em dois pilares:

Prática Clinica

Foco psico sociocultural para a alimentação, defendendo a importância do COMO se come, além de apenas O QUE se come. E também a orientação nutricional fundamentada em estratégias comportamentais para possibilitar mudança real e consistente do comportamento alimentar (entendido como as ações em relação ao ato de se alimentar, ou seja, as reações e maneiras do indivíduo com o alimento: como, com o quê, com quem, onde e quando comemos)

Para a Nutrição Comportamental o comportamento alimentar é definido por ações e condutas alimentares regidas por um conjunto de cognições (pensamentos) e afetos.

Comunicação

Foco em mensagens positivas, consistentes e ponderadas, baseadas em estratégias comportamentais, para estabelecer a comunicação do nutricionista com seus diferentes públicos – pacientes, parceiros, mídias, jornalistas e indústria – e destes entre si. Este foco é essencial para cumprir o papel de informar, influenciar e estimular indivíduos na adesão de comportamentos alimentares saudáveis

Através desse conceito e adesão as estratégias usadas, o paciente possibilita a mudança real e consistente do comportamento alimentar atingindo a consciência alimentar e consequentemente resultados saudáveis para uma vida equilibrada e feliz.

Sem-título-2.jpg
bottom of page