>> VOCÊ QUER TER UMA VIDA SAUDÁVEL?

9 PERGUNTAS IMPORTANTES SOBRE ESTEROIDES ANABOLIZANTES

O QUE SÃO ANABOLIZANTES?


Os anabolizantes (ou esteroides anabolizantes) são substâncias que aumentam a massa muscular e podem diminuir a massa gorda. Os principais anabolizantes são derivados da testosterona, hormônio produzido naturalmente pelo homem (em grandes quantidades). A testosterona é responsável por muitas das características que diferem homem e mulher.


 

QUAL O EFEITO DA TESTOSTERONA?


A testosterona é responsável, por exemplo, pela maior quantidade de pelos e barba, maior espessura das cordas vocais (deixando a voz mais grossa), maior força e maior massa magra muscular, e ossos mais fortes nos homens. Os anabolizantes derivados da testosterona têm efeitos semelhantes a esse hormônio. É para buscar o aumento de massa muscular, que muitos homens e mulheres tomam ou injetam anabolizantes.


 

OS ANABOLIZANTES PODEM AFETAR O COMPORTAMENTO?


O uso de doses excessivas de anabolizantes é capaz de causar comportamento agressivo, com mudanças no humor ao longo do dia. Em alguns casos, nota-se o surgimento de depressão quando ocorre a interrupção de seu uso.


 

O QUE ACONTECE QUANDO A PESSOA FAZ USO DE ANABOLIZANTE COM FINS ESTÉTICOS OU ESPORTIVOS?


Em geral, as pessoas que utilizam drogas para aumentar o rendimento no esporte ou para fins estéticos, fazem o uso de diferentes tipos de anabolizantes em doses muito altas. Nestes casos, usados sem indicação médica, eles podem acarretar inúmeros efeitos colaterais, como acne e calvície precoce, elevação da pressão arterial, alterações cardíacas, lesão do fígado de gravidade variada (podendo promover o surgimento de tumores hepáticos ou mesmo falência hepática grave ou até fatal).


Nos homens, pode ocorrer atrofia dos testículos (às vezes, irreversível), diminuição da produção de espermatozoides e aumento das mamas (ginecomastia).


Após o término do uso dos anabolizantes, os homens podem apresentar disfunção sexual (queda de libido e impotência).