>> VOCÊ QUER TER UMA VIDA SAUDÁVEL?

VÍCIO EM AÇÚCAR

No período de páscoas as pessoas começam se intitular de chocólatras... mas será que elas são realmente viciadas em chocolate ou na açúcar contida no chocolate?

A páscoa geralmente é regada por chocolate. É aquele momento de ano que muitas pessoas conseguem a sua ‘justificativa’ para se afogar no mar de chocolate. Porém existem outras pessoas que não abrem mão do ‘chocolatinho’ o ano inteiro.

Ser viciado em chocolate é bem diferente de gostar muito da guloseima, ou de extrapolar em alguns períodos do ano. O ‘chocólatra’ come muito chocolate em um curto espaço de tempo, podendo causar reações adversas e consequências sérias ao seu organismo.

“Chocólatra é a pessoa que tem COMPULSÃO pelo chocolate. “

Muitas pessoas que se ‘autointitulam’ de chocólatras, são apenas viciados em doces com o sabor de chocolate, ou ‘apenas’ viciadas em açúcar.

Assim como em muitas outras substâncias, o vício em açúcar é muito semelhante ao vício em chocolate açucarado, seguindo os mesmos caminhos no cérebro, como outras ‘drogas’.

Felizmente a vontade de comer açúcar pode ser interrompida em de 1 semana, aproximadamente. Três sugestões simples que você pode seguir:

Frutas e legumes orgânicos, são ricos em açúcares naturais. Então tente substituir a açúcar do doce por alimentos que contenham açúcares naturais, geralmente contidos nas frutas e legumes crus. Isso vai fazer com que o você não fique na fissura de algum doce tão cedo.

Evite os gatilhos de consumo. Observe quais são os momentos que você mais sente vontade de consumir doces e crie alguma mudança na sua rotina, para que aquela vontade seja substituída, tome uma água, faça alguma atividade física, coma uma fruta ou outra coisa. Em último caso coma uma porção bem menor do que a de costume.

Transforme o fácil em difícil e o difícil em fácil! Se você sabe que tem dificuldade de resistir aquela tentação do docinho após o almoço, dificulte o processo de ter o docinho. Não compre o doce, ou não faça o doce, ou não vá naquele restaurante que tem aquele doce que você não resiste.

Dra. Fernanda Castro

Endocrinologista

Sem-título-2.jpg

INICIATIVA SAUDÁVEL

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Spotify Podcast Iniciativa Saudavel
  • iTunes Podcast Iniciativa Saudavel
  • Google Podcast Iniciativa Saudável

O conteúdo do site Iniciativa Saudável, como textos, gráficos, imagens e outros materiais são apenas para fins informativos e não substituem a consulta, diagnóstico ou tratamento com o profissional qualificado e registrado no conselho federal de sua área. Caso acredite ter uma emergência médica, ligue para o seu médico ou 192 imediatamente.

 

Iniciativa Saudável © 2013 / 2020 by @StudioCasa.Me