top of page

>> VOCÊ QUER TER UMA VIDA SAUDÁVEL?

QUAL A DIFERENÇA ENTRE DM1 E DM2?

Uma pergunta rotineira que recebo nas redes sociais mas com uma resposta bem ampla é:
"qual a diferença entre Diabetes Tipo 1 e Tipo 2?"



Essa resposta não pode ser tão curta quanto esse texto, mas acredito que irá sanar a dúvida de muitas pessoas.


A gente já sabe que o diabetes é caracterizado pela perda parcial ou total da produção de insulina pelo organismo e que a insulina é um hormônio que é produzido pelas células beta do pâncreas.


Essa insulina é necessária para que a glicose seja removida da corrente sanguínea e seja utilizada pelas células como fonte de energia, como as do cérebro e as dos músculos.


No Diabetes Tipo 1, o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. O sistema imunológico do indivíduo está lesando as células que produzem insulina no pâncreas (s célula beta). Essa falta de insulina resulta na Hiperglicemia, que é a elevação da glicose no sangue.


No Diabetes Tipo 2, ocorre quando o pâncreas não produz insulina suficiente para manter a glicemia normal ou quando o corpo é incapaz de usar efetivamente a insulina produzida (‘resistência insulínica’), causando também a Hiperglicemia.


Geralmente esse tipo de diabetes está relacionado intimamente com o estilo de vida do indivíduo. Pacientes com sobrepeso, sedentários e com idades mais avançadas são mais comuns de apresentarem Diabetes Tipo 2.


O diabetes tipo 2 é progressivo, mas em muitos casos pode ser controlado com alimentação saudável, exercícios físicos, modificação no estilo de vida e medicamentos.



Endocrinologista Dra Fernanda Castro

CRM 55060 | RQE 37.762


 


Sem-título-2.jpg
bottom of page