top of page

>> VOCÊ QUER TER UMA VIDA SAUDÁVEL?

#CORONAVÍRUS - ATIVIDADE FÍSICA

No meio de tantas (des)informações que estamos encontrando pela grande rede, fica aqui uma grande reflexão do Prof. Dr. Gabriel Lades, sobre a prática de exercícios nos dias que vivemos.


“A manutenção da prática de exercícios em locais fechados e cheios de gente justificada pela melhora imunológica não se sustenta. A prática de exercícios PODE (de novo: PODE) melhorar o sistema imune? Claro. Isso já é muito bem documentado.


Porém, quando falamos de sistema imunológico devemos levar em consideração diversos outros fatores que podem "JOGA-LO PRA BAIXO". Dormir mal, comer mal, nível de estresse elevado, consumo de drogas lícitas e ilícitas, doenças crônicas não transmissíveis, doenças psicológicas, exercícios mal dosados, uso de medicamentos... e por aí vai, são condições comumente apresentadas hoje em dia por grande parte da população.


Onde eu quero chegar: O sistema imune pode se beneficiar da prática regular de exercícios? Sim.


E quanto as outras variáveis intervenientes negativas? Não são levadas em consideração? E o risco de contaminação aumentado pelo simples fato de estarmos em locais fechados e cheios de gente? Também não?


A ciência mostra evidências, mas a aplicação dessas deve ser feita sempre levando em consideração diversos contextos. Se assim não for, vira loteria. Mais uma vez vemos a divulgação científica sendo feita em defesa do benefício próprio, não coletivo.


Sejam sempre críticos.


Bjo do tio


Gabriel Lades

Mestre em Ed. Física e Doutor em Saúde Brasileira pela UFJF



Sem-título-2.jpg
bottom of page